Cultivar

UX / UI

2024

Objetivo

O projeto Cultivar teve como principal propósito redesenhar e aprimorar a interface de um aplicativo voltado ao gerenciamento de propriedades rurais. A iniciativa partiu da constatação de que, embora o app fosse funcional, havia grande potencial para refinar a usabilidade, melhorar a estrutura da informação e alinhar o visual à solidez do produto.

O objetivo central foi entregar um design à altura das funcionalidades já existentes e garantir que a experiência dos usuários acompanhasse a maturidade técnica do aplicativo, tornando a navegação mais intuitiva e agradável para produtores rurais, consultores e administradores do setor.

Entregáveis

  • Refinamento de fluxos e arquitetura de informação
  • Criação de novos módulos e funcionalidades
  • Design completo do aplicativo
  • Protótipo navegável
  • Identidade visual do produto
  • Styleguide completo e documentação para desenvolvimento

Processo Criativo

1. Pesquisa - A imersão foi fundamentada por uma combinação de dados primários e secundários. Foram utilizados levantamentos quantitativos de órgãos como IBGE (Censo Agropecuário) e SEBRAE (relatórios sobre pequenos e médios produtores).

2. Arquitetura de Informação - A equipe mapeou 232 telas e reorganizou os fluxos com base em prioridades reais de uso alcançando um resultado final de 152 telas. Uma vez que a audiência principal não era nativa digital, a reestruturação foi guiada visando a simplicidade da experiência e agrupamento funcional de fluxos e ações semelhantes.

3. Design - O visual foi atualizado para transmitir robustez e confiança, sem abrir mão da clareza e legibilidade. Cores, ícones e tipografias foram ajustados para funcionar bem mesmo sob iluminação direta ou uso em ambientes externos.

4. User Test - Ao longo do projeto, foram realizados testes moderados com 4 stakeholders e 2 usuários, o que permitiu validar a navegação e refinar interações em pontos críticos, como o dashboard e o gerenciamento de ciclos produtivos.

5. Handoff - Todo o material foi documentado em um guia visual com foco em facilitar a transição para os desenvolvedores. Interações, componentes reutilizáveis e princípios de navegação foram detalhadamente descritos.

Resultados

  • Redução de 80 telas
  • Redução de 32% nas etapas dos fluxos
  • Redução de 28% no tempo médio de navegação por módulo
  • 14 módulos projetados e prototipados
  • 11 novas funcionalidades criadas
  • 16 componentes exclusivos para o app
  • +200 labels e copys ajustados ao novo tom de voz

Conclusão

Para atender a uma rotina de gestão de cultivos, o que é algo bastante complexo, e ao mesmo tempo atender a um público que não é nativo digital, simplicidade e clareza se tornaram o cerne deste projeto. Mesmo com uma grande variedade de funções e elementos a serem configurados, conseguimos reduzir significativamente o atrito ao longo dos fluxos de cadastro e edição de cada um dos módulos.

A legibilidade e a orientação através das páginas também foi trabalhada com atenção para que o usuário sempre tivesse uma noção clara de onde ele estava, de onde veio e para onde estava indo em cada momento da experiência, com a ajuda de labels e copys bem pensados e headers com bread crumbs em apoio aos títulos.

Equipe

Diego Guimarães - Senior Designer / Design Lead

Rodolfo Kato - Senior Designer

Mateus Henrique - Junior Designer

Bruno Passos - Product Manager

Alberto Samuel - Product Manager

UX/UI

2025

UX/UI

2024

Colégio Positivo

UX/UI

2021