Cultivar
UX / UI
2024
Objetivo
O projeto Cultivar teve como principal propósito redesenhar e aprimorar a interface de um aplicativo voltado ao gerenciamento de propriedades rurais. A iniciativa partiu da constatação de que, embora o app fosse funcional, havia grande potencial para refinar a usabilidade, melhorar a estrutura da informação e alinhar o visual à solidez do produto.
O objetivo central foi entregar um design à altura das funcionalidades já existentes e garantir que a experiência dos usuários acompanhasse a maturidade técnica do aplicativo, tornando a navegação mais intuitiva e agradável para produtores rurais, consultores e administradores do setor.
Entregáveis
- Refinamento de fluxos e arquitetura de informação
- Criação de novos módulos e funcionalidades
- Design completo do aplicativo
- Protótipo navegável
- Identidade visual do produto
- Styleguide completo e documentação para desenvolvimento

Processo Criativo
1. Pesquisa - A imersão foi fundamentada por uma combinação de dados primários e secundários. Foram utilizados levantamentos quantitativos de órgãos como IBGE (Censo Agropecuário) e SEBRAE (relatórios sobre pequenos e médios produtores).
2. Arquitetura de Informação - A equipe mapeou 232 telas e reorganizou os fluxos com base em prioridades reais de uso alcançando um resultado final de 152 telas. Uma vez que a audiência principal não era nativa digital, a reestruturação foi guiada visando a simplicidade da experiência e agrupamento funcional de fluxos e ações semelhantes.
3. Design - O visual foi atualizado para transmitir robustez e confiança, sem abrir mão da clareza e legibilidade. Cores, ícones e tipografias foram ajustados para funcionar bem mesmo sob iluminação direta ou uso em ambientes externos.
4. User Test - Ao longo do projeto, foram realizados testes moderados com 4 stakeholders e 2 usuários, o que permitiu validar a navegação e refinar interações em pontos críticos, como o dashboard e o gerenciamento de ciclos produtivos.
5. Handoff - Todo o material foi documentado em um guia visual com foco em facilitar a transição para os desenvolvedores. Interações, componentes reutilizáveis e princípios de navegação foram detalhadamente descritos.
Resultados
- Redução de 80 telas
- Redução de 32% nas etapas dos fluxos
- Redução de 28% no tempo médio de navegação por módulo
- 14 módulos projetados e prototipados
- 11 novas funcionalidades criadas
- 16 componentes exclusivos para o app
- +200 labels e copys ajustados ao novo tom de voz
Conclusão
Para atender a uma rotina de gestão de cultivos, o que é algo bastante complexo, e ao mesmo tempo atender a um público que não é nativo digital, simplicidade e clareza se tornaram o cerne deste projeto. Mesmo com uma grande variedade de funções e elementos a serem configurados, conseguimos reduzir significativamente o atrito ao longo dos fluxos de cadastro e edição de cada um dos módulos.
A legibilidade e a orientação através das páginas também foi trabalhada com atenção para que o usuário sempre tivesse uma noção clara de onde ele estava, de onde veio e para onde estava indo em cada momento da experiência, com a ajuda de labels e copys bem pensados e headers com bread crumbs em apoio aos títulos.
Equipe
Diego Guimarães - Senior Designer / Design Lead
Rodolfo Kato - Senior Designer
Mateus Henrique - Junior Designer
Bruno Passos - Product Manager
Alberto Samuel - Product Manager





Cadena
UX/UI
2025

Empiricus
UX/UI
2024

Colégio Positivo
UX/UI
2021
