Colégio Positivo

UX / UI

2024

Objetivo

O projeto do novo site da rede de educação Colégio Positivo, que, até 2024, já contava com 22 unidades e quase 20 mil alunos, foi pensado para otimizar a jornada dos pais facilitando o acesso às informações mais relevantes, como desde propostas pedagógicas e diferenciais por etapa de ensino, até a realização de agendamento de visitas via site.

Na plataforma anterior, os usuários encontravam dificuldade para agendar visitas e encontrar informações específicas sobre as unidades, então pensamos em uma experiência guiada segundo a localidade e período escolar buscado pelos responsáveis e trouxemos para o início da experiência uma ferramenta onde pais e mães poderiam encontrar uma unidade adequada ao período escolar de seus filhos e próxima de onde residiam.

Entregáveis

  • Pesquisa qualitativa e quantitativa com a base de usuários
  • Criação de fluxos e arquitetura de páginas e jornadas
  • Novas funcionalidades para agendamento de visitas
  • Design responsivo da nova plataforma
  • Protótipo navegável e teste com usuários
  • Biblioteca de componentes e estilos

Processo Criativo

1. Surveys e Entrevistas - Para compreender melhor as dores ao longo do processo de agendamento, realizamos questionários respondidos por mais de 60% da base e entrevistas remotas com 8 usuários;

2. Fluxos e Arquitetura - As entrevistas foram esclarecedoras para o processo de mapeamento de páginas e jornadas, levando, por exemplo, a solução de antecipar a experiência de agendamento para o primeiro nível da home;

3. Experiência e Interface - Cada detalhe foi pensado para se comunicar melhor com a identidade da marca e os componentes foram orientados de forma a melhorar as principais jornadas dos usuários de conhecer as unidades e agendar visitas;

4. Protótipo e Testes - Foram realizadas duas rodadas de testes para as principais jornadas com 4 usuários cada, sendo a primeira com uma taxa superior a 80% de sucesso e a segunda superior a 90%.

Resultados

  • Redução no tempo de conclusão no agendamento de visitas em 74%
  • Redução de abertura de tickets de suporte sobre o site em 83%
  • Aumento da taxa de sucesso nas principais jornadas para mais de 90%
  • Aumento do tempo de permanência nos site em 21%
  • Aumento no número de agendamentos de visitas em 16%

Conclusão

Atender às necessidades de uma marca tão importante e de uma audiência extremamente exigente não foi fácil, mas a nova plataforma conseguiu transmitir o espírito da marca, ao mesmo tempo em que, agora, atende as principais necessidades dos usuários. Além disso, as pesquisas nos ajudaram a nos aproximar melhor da audiência, nos direcionando a trazer mais diversidade nas direção fotográfica e uma interface focada em acessibilidade e de acordo com a WCAG.

O site também contou com um CMS, o que permitiu ao cliente controle total sobre o gerenciamento de conteúdos com uma grande variedade de templates e componentes de design para a criação de novas páginas e até seções de categorias inteiras.

Equipe

Diego Guimarães - Senior Designer / Design Lead

Madu Nicolino - Product Designer

Bruno Passos - Product Manager

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