Cadena app

UX / UI

2024

Objetivo

Cadena AFV é um SaaS de controle e gerenciamento de vendas focado no mercado fonográfico que permite ao anunciante consultar e administrar seus contratos, ao vendedor acompanhar sua carteira de clientes, agenda de tarefas e pipeline de vendas, metas além de permitir ao gestor ter visibilidade e controle total sobre a sua operação.

O projeto consistiu em todo o desenvolvimento cross-device da experiência, interfaces e funcionalidades do aplicativo considerando os ambientes do anunciante, do vendedor e do gestor em layout responsivo e versões clara e escura de interface.

Entregáveis

  • Definição de fluxos e arquitetura de informação
  • Criação de módulos e funcionalidades
  • Design completo do aplicativo
  • Protótipo navegável
  • Identidade visual do produto
  • Biblioteca de componentes

Processo Criativo

1. Benchmark e Pesquisa - A imersão foi guiada por uma combinação de dados primários e secundários. Foram utilizados levantamentos quantitativos de órgãos como IBGE (Censo do Comércio) e SEBRAE (relatórios vendas e gestão de médias e grandes empresas) além dos relatos de vendedores e gestores de grandes emissoras;

2. Fluxos e Arquitetura - Ao longo dos três principais ambientes, foram mapeadas 23 telas para Anunciantes, 54 telas para Vendedor e 61 telas para o ambiente do Gestor, visando um aplicativo consistente e com uma experiência integrada através dos diferentes módulos, cada um deles com necessidades e diferentes Jobs to be done (JTBD) em suas principais jornadas;

3. Experiência e Interface- Para o ambiente do Anunciante, a interface tinha por objetivo trazer máxima clareza para o acompanhamento dos contratos, cobranças e horários, já para o perfil Vendedor, a interface buscou ser mais focada em aspectos de gameficação inspirando o usuário a atingir suas metas e acompanhar suas negociações, no caso do ambiente do Gestor foi necessário pensar em dashboards que trouxessem uma visão holística da operação e do seu time de vendedores como um todo, além de opções de prospecção e venda.

4. Protótipo e Testes - Foram realizados 3 rodadas de testes com 6 vendedores, 2 gestores e 2 anunciantes nas suas principais jornadas, com uma taxa média de sucesso inicial de 78% e, após a terceira rodada de ajustes, superior a 90%.

5. Documentação e Handoff - Todo o material foi documentado em um guia visual com foco em facilitar a transição para os desenvolvedores utilizando os recursos mais recentes do Figma como a criação de bibliotecas de tokens e componentes.

Resultados

  • Integração dos ambientes Anunciante, Vendedor e Gestor;
  • Média de NPS 9 para as três bases consolidadas;
  • Aumento da performance geral dos vendedores em 64%;
  • Taxa de adesão por parte das emissoras superior a 80%.

Conclusão

O mercado fonográfico está mais vivo do que nunca e a digitalização dele é um desafio até mesmo para designers experientes. A oportunidade por trás deste SaaS é gigantesca e, embora a passos lentos, a evolução deste setor abrirá muitas portas em termos de possíveis novas experiência de uso e as emissoras não vão perder esta oportunidade.

É nesse momento que Cadena AFV se destaca saindo muito na frente de qualquer concorrente e ganhando a confiança do mercado com sua eficiência, usabilidade amigável e interface rica em detalhes. Além de ambientes voltados especificamente para cada tipo de usuário, destacando as principais informações para atingirem seus objetivos.

Equipe

Diego Guimarães - Senior Designer / Design Lead

Emilly Kamile - Product Designer

Alberto Samuel - Product Manager

UX/UI

2025

UX/UI

2024

Colégio Positivo

UX/UI

2021